3ª Remada Setembro Verde conscientiza sobre Doação de Órgãos e Tecidos
A 3ª edição da Remada Setembro Verde acontecerá no próximo dia 28/09, sábado, na Praia da Urca, das 7:00h às 11:00h, em parceria com o Rio Va’a Clube, pioneiro em canoa polinésia no Brasil. O evento visa à conscientização da importância da Doação de Órgãos e Tecidos, levando informações de maneira leve, lúdica e esportiva.
Dia 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e, desde 2014, Setembro foi definido como o mês dedicado à informação e conscientização sobre Doação de Órgãos e Tecidos. Verde representa esperança: esperança de renascimento que a doação proporciona.
A cada edição da Remada Setembro Verde, temos a participação de mais remadores. Esse ano, contaremos também com a presença de mais de 30 pessoas transplantadas, inclusive de crianças. Ao vermos essas pessoas remando, brincando, temos clareza do que a Doação de Órgãos proporciona: vida!
Atualmente, no Brasil, existem mais de 62 mil pessoas à espera de um órgão ou tecido para transplante. Muitos não resistem a essa espera. Muitas famílias, quando têm um familiar em situação de potencial doador, recusam a doação, principalmente por falta de informação sobre o assunto e por não saber se a pessoa era doadora. Na Remada Setembro Verde, teremos a presença do RJ Transplantes, levando informações e esclarecendo dúvidas.
A Remada Setembro Verde é uma iniciativa da Campanha “A Vida Convida”, idealizada por Rejane Coelho, psicóloga e remadora, e Ricardo Alam, em 2019, quando ele estava em lista de espera por um pulmão para transplante, devido à fibrose pulmonar idiopática que desenvolveu. Ricardo chegou a fazer o transplante, que foi bem sucedido, mas contraiu uma bactéria hospitalar e não resistiu.
“Depois de tudo que vi e vivi, não consigo mais abandonar essa causa. Há muito a ser feito, em várias instâncias, mas podemos participar da mudança dessa realidade no Brasil, promovendo ações educativas. Que tenhamos prazer ao semear. Essa é uma Campanha de todos nós”, diz Rejane Coelho.
Na legislação brasileira, é a família que pode autorizar a Doação de Órgãos e Tecidos, no momento oportuno, então, converse com sua família: seja você também Doador de Órgãos e Tecidos!
Para maiores informações:
www.avidaconvida.com
insta @avida_convida
Por Rejane Coelho