MENU
Cochilo à tarde melhora nosso desempenho no trabalho, revela Nasa
27/08/2021 15:10 em Novidades

Sabe aquele bom cochilo depois do almoço? Sim, ele pode, de fato, melhorar o nosso rendimento no trabalho. E isso foi comprovado em uma nova pesquisa da Nasa.

O estudo mostrou que os cochilos de até 20 minutos ajudam a restaurar as funções cognitivas quase no mesmo nível de uma boa noite de descanso. E a recuperação da energia pode ser aproximadamente 50%.

O resultado saiu depois de uma observação e testes em pilotos. A agência espacial norte-americana apontou que quando eles dormiam por 26 minutos no período da tarde, melhoravam o estado de alerta em até 54% e os desempenhos eram impulsionados e isso prova que os Espanhóis estão certos na prática da siesta, comum no país. (veja abaixo)

Cochilos realmente rápidos

A professora de psicologia e neurociência da Universidade Brock, Kimberly Cote, confirma a eficácia dos cochilos à tarde, mas faz um alerta quanto ao tempo.

Ela conta que 26 minutos de sono no meio do dia, assim como foi observado nos pilotos, nem sempre é uma boa ideia.

“Cochilos mais longos permitirão que você entre em um sono mais profundo, o que contribui para a chamada inércia do sono”, disse Kimberly, que é coautora de um estudo semelhante, à Business Insider.

A chamada inércia do sono é caracterizada por aquele estado de confusão logo depois do despertar.

Kimberly explica que as sonecas mais propícias devem durar entre 10 e 20 minutos. Isso vai proporcionar os benefícios de um ciclo de sono, sem os riscos da inércia do sono, concluiu.

Siesta é tradição na Espanha

Nós já mostramos aqui no Só Notícia Boa os segredos de longevidade dos países mais felizes do mundo. Entre eles, está a prática da siesta na Espanha.

No país, que tem expectativa de vida de 82,8 anos, é comum ver as pessoas fazendo uma espécie de pausa para descanso depois do almoço.

O nome siesta vem do latim. Os romanos costumavam descansar na sexta hora do dia, dividindo o tempo em 12 horas de luz e 12 horas de escuridão, daí a palavra siesta.

E em meados do século XX, camponeses expostos ao calor constante no verão da Espanha também começaram a fazer pausas durante os horários em que o sol estava mais forte, logo depois do almoço. E isso virou tradição no país.

E aí? Já sabe como vai tirar a sua soneca depois do almoço? Aproveita porque dormir não custa nada, né?

Com informações de Época Negócios e SNB - Foto: Andrea Piacquadio

 Fonte: Só notícia boa!!!

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS